Pular para o conteúdo principal

Um sujeito pós-moderno.

Resolvi contribuir para este blog, primeiro porque adoro a liberdade na escolha de assuntos e, segundo, por não querer perder o hábito de escrever. Gostaria de começar parabenizando a Sah por escrever muito bem.

Bem, nos últimos tempos, tenho pensado bastante no comportamento das sociedades atuais e, como pela força da atração, indicaram-me um livro de Jair Ferreira dos Santos chamado “O que é pós-moderno?onde encontrei nomenclaturas para as minhas percepções.

Talvez, por um espírito conservador que acho ter, percebo, e já foi citada tal comparação em outro post deste blog, a entropia empregada na sociologia de forma perfeita, tal termo parece ter nascido nesta e para esta ciência.  Sem querer condenar a humanidade ao caos - até porque isto é coisa de “filósofo superficial”- devemos admitir que conquistamos tanta liberdade e já não sabemos para onde ir, há, de fato, quebra de paradigmas e um momento de confusão social.

O problema em si não está na fase, afinal é preciso um caos para poder evoluir, no entanto, está nas escolhas “feitas” pelas pessoas para o futuro humano. Engolimos da publicidade um modelo de vida sem valores, nem contestações.

É preciso ensinar as crianças que elas não necessitam seguir um padrão de falsa felicidade, é preciso que cada pessoa saiba da sua liberdade em escolher ser o que quiser (e que, da mesma forma como temos que respeitar a personalidade dos outros, a nossa também deve ser aceita), É IMPERATIVO ser feliz!

Ausente o encanto antes cultivado
Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
 [...]
A essência do delito então sagrado
O indulto a ti tomasse como bênção
Não esconda tristeza de mim
Todos se afastam quando o mundo está errado
Quando o que temos é um catálogo de erros
Quando precisamos de carinho
Força e cuidado
Este é o livro das flores
Este é o livro do destino
Este é o livro de nossos dias
Este é o dia de nossos amores”
(O livro dos dias – Legião Urbana)



Por: Flavinha Lucas!
 

Comentários

  1. Finalmente, vim comentar no meu próprio blog - agora, pois antes estava impossibilitada por motivos técnicos [internet]- de qualquer forma, primeiro, obrigada Flávia pela contribuição!

    Sabe, sobre essa "entropia" de novo, vim só realçar algo: nós -geralmente- achamos que ela significa algo ruim, por si só talvez até, mas no todo...não.

    Na aula de química, onde, de fato, é mais prováve escutar algo sobre entropia, também veio o melhor comentário para isso: entropia social!
    Se a tendência espontânea da natureza é a desorganização, nós devemos - na medida que nossas ferramentas nos possibilitarem - ajustar o nosso meio da melhor forma, e isso vai além do conformismo, da anestesia, vai até a felicidade, até a plenitude constituida de partes simples :)

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o post e perfeito o comentário de Sabrina. Vou colocar o link no meu blog! Vocês escrevem muuito bem. Até me inspiraram na ideia da "Sedentarização da Cidadania" com essa "entropia social"! (hehehe) Suuuuucesso no Blog! =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

Da afinidade.

Por agora, apenas postarei um ou outro pensamento...não muito logo, não menos válido. Apenas pequenos escritos. Para continuar na temática do dia 20 de julho de 2015: Do encontro de afins, eis que surgem amizades e delas, uma única certeza, no entanto: para se postergar, é preciso ir além. Da afinidade, a relação surge, mas o sustentáculo? não este, pois ele vem do transpor, do ir além, do chegar até onde as afinidades não alcançam, onde só restam o gostar, o querer, puros e tão despretensiosos quanto à espontaneidade. Aquele(s) lugar(es), aquele(s) momento(s), aquela(s) pessoa(s) a partir dos quais, sem saber o porquê, na ausência de necessidades,  não precisamos mais buscar motivos para querer ficar, pois só parece fazer sentido um único desejo: permanecer. Fim.