Pular para o conteúdo principal

Changes.

Boa noite.

Última noite de carnaval... Deveria ter feito o post antes, mas não pude. Então, muitas das expectativas criadas com a "Prévia" talvez tenha sido dissipadas.

Inicialmente gostaria de fazer alguns breves comentários. O Post prévia (reprise) chamou atenção sob dois aspectos: um crítico da crítica e outro da concordância (com maiores expectativas a respeito do que realmente se tratava tal post). O fato é que eu prometi e farei alguns esclarecimentos:
- O post prévia surgiu a partir de uma ideia, a qual já estava na minha mente há muito e por falta de oportunidade eu não a pus em prática. 
- O post pós prévia (este) surgiu a partir de outras ideias referentes basicamente ao mesmo tema: educação.
- Este post surgiu a partir de conversas e ideias (quase) completamente diferentes daquelas que o post prévia pareceu abordar. 
- Eu ainda não decidi qual título colocar neste post, mas pensei em algo referente às infinitas possibilidades de alterar nossa realidade. [É...nada a ver com educação, não é? Talvez...]
- Vou parar de besteira, esclarecimentos finais: o post prévia iniciou sim de uma atitude crítica, mas não a uma classe específica, não de forma elitista, pessoal e nem mesmo é a favor da oposição e contra a situação. Ah, por favor...seria a hora de dizer: "sinto muito", mas não sinto nada, explorei e exploro no post prévia, neste e em todo o blog a vista de um ponto entre tantos, então sintam-se à vontade para se expressarem, mas nem mesmo a minha visão é única, nem a de vocês e não é uma questão de estar certo, errado, criticar ou não. 

Proponho análises, reflexões e então...algumas mudanças de direcionamentos.

Finalmente as minhas considerações sobre educação: O post.

Há algumas semanas, comecei uma conversa com um amigo sobre uma observação feita repetidamente sobre educação. Tudo começou do ponto de vista didático, o  porquê de, hoje, as pessoas de um modo geral, mas particularmente desde de muito jovens, abandonarem velhos hábitos tão saudáveis. Então eu começei a pensar: "Será que eu estou pensando apenas sob uma ótica conservadora? Ah, as crianças deveriam usar os livros, eles estão sendo consumidos, não por mentes incessantes e sim pela poeira..."
Então, deparei-me com algumas outras observações: Não! Não é uma visão conservadora, não no todo...nossas preocupações estão sendo desviadas. Todos temos um potencial maravilhoso, e o mesmo nos abre possibilidades incríveis, entretanto, não nos preocupamos em treiná-lo, nem prestamos atenção - realmente, ou de forma consciente - nas nossas habilidades!

O que isso tem a ver com educação? é o que devem estar se perguntando...

Bom, vejam:

Educação:  s.f. Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude.
Resultado dessa ação.
Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras: homem sem educação.
Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular.

Pois é, este post surgiu de verdade, não pelos escândalos educacionais nos quais o governo se envolveu nos últimos dois anos, para dizer o mínimo. Na verdade, surgiu de um questionamento pessoal mesmo, sobre o que nós estamos fazendo das nossas responsabilidades para com o todo, e em que estamos focando?

Conhecimento e prática dos hábitos sociais...? Sim, mas por que fazer? Para sermos politicamente corretos? Para agradar uma determinada camada da sociedade? Ou pela consciência e procura de formas mais harmônicas de convivência?
Não vou dizer de pouca prática e muita teoria, mas parece que algumas ações tão bobinhas que somos ensinados quando pequenos, estão se perdendo, o que nós chamaríamos de bons valores. Não faria, no entanto, parte do que chamamos educação?

Meu post, tem o objetivo único e exclusivo, de chamar atenção para o papel de cada nível (pessoal e por consequência social e governamental) no processo educativo.

O que nós queremos formar? Seres conscientes de seus papeis? Ou competidores, pessoas de hábitos polidos, mas fingidos?

O que queremos cultuar?
Acho incrível o intercâmbio da educação com um pouco da filosofia budista:  "Educação é conviver consigo mesmo e com os outros" [Segundo o Dr. Policarpo Jr.]

Agora, faço referências ao post prévio, porque eu remeti meus pensamentos aos fatos dos últimos dois anos? porque falei de entropia? por que chamei atenção à assistência? às cotas? E é claro, por que não falei de todas as coisas boas também feitas nos últimos anos?

Meu post não é um jornal de crítica governista, menos ainda estamos em campanha política, e por tal motivo julguei um dos melhores momentos para escrever sobre.

O Brasil (viva!) cresceu bastante e em parte se desenvolveu também, ou seja, não falamos só de números, mas sim, me preocupa bastante algumas atitudes persistentes e falhas. Ai que entra: você é contra cotas? [ É, essa parte responderei pontualmente]

O sistema já está implatantado, mas não deve permanecer, não deve ser expandido [deve ser apenas uma transição], a expansão que deveria já estar em curso é o melhoramento não só das nossas instituições [estruturas, metodologia] mas do NOSSO [indivíduo-governo-sociedade] foco na educação no país. Eu sei que não é justo milhares de pessoas, no Brasil, não possuirem sequer acesso ao mais básico dos níveis educacionais e também sei que muitas outras milhares não apresentam as mesmas condições, durante todo o processo educativo, de competir posteriormente para seleção de vagas. Não acho justo, no entanto, "combater" uma desiguidade com a criação de outras é no mínimo questionável.
Já vi e ouvi deputados, senadores enfim [nossos homens do governo] irem à mídia e dizerem: "Deve existir discriminação sim, mas em relação aos brancos de classe média" O.O [ Eu me recuso a discutir afirmações assim]
O único comentário que eu faço é: a única coisa a ser discriminada [de discernir] por nós é o nosso foco: a educação de forma consciente e igualitária.
A educação é sim um direito inalienável, e é só por realmente desejar que ela seja tratada de forma não alienada que eu dedico alguns minutos para escrever aqui.

Objetivo final do post: A entropia é a tendencia geral do mundo sim, mas se ela significa desordem, então vamos desordenar nossos paradigmas [quebrá-los!] e construir as nossas possibilidades de alterar nosso meio!
- Acredito de fato, que o foco que devemos dar é nos nossos potenciais [indivíduo] estabelecer as nossas responsabilidades conscientemente [sociedade, governo]. O princípio em voga é a interconectividade entre os vários níveis constituintes desse sistema.

Por favor, não achem que eu me limito a criticar... Mas os passos são admitir que somos conscientes, que podemos mudar e que não somos livres de falhas, mas o maior perigo, é continuar falhando.

[Todo ponto de vista, é a vista de um ponto]

Comentários

  1. gostei muito do post ! É raro achar um blog que traga esse tipo de tema :)

    ResponderExcluir
  2. Infelismente nós (individuo - sociedade - governo) ainda não damos o tratamento devido à Educação. É sem sombra de dúvidas o pricipal caminho para o desenvolvimento de uma sociedade mais iqualitária e da melhoria na qualidade de vida da população em geral. E pelo visto, infelismente, o erro ainda persistirá por um bom tempo. Quanto à política de cotas, esta é, no mínimo, inapropriada. Solução imediatista que em nada parece com com a máxima aristotélica recepiconada constitucionalmente como principio da iqualdade "tratar igualmentente os iquais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade".

    ResponderExcluir
  3. Esse é um processo de retroalimentação: mudando o pensamento/conceito/atitude individual, podemos mudar o geral, o institucional. Mudando o institucional, o social, muda-se o conceito, os anseios do indivíduo.

    ResponderExcluir
  4. Entendi agora o post anterior, pq não o achei teu estilo - crítico superficial. Mas mudando a maneira de olhar, baseada no texto atual, concordo com a decadência abordada. Educação vai além das salas de aula e, de todas as forma, impacta a sociedade diretamente e, consequentemente, NÓS.
    P.S.: Sabrina: - Flavinha não se livra das rimas! haushushauhahsauuhasuh... eu sou uma poeta =D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Achei esse post "igual" ao antigo, mas colocado em palavras. Ser objetivo não é ser superficial!
    Se eu precisasse, usufruiria das cotas, mas teria vergonha.. É praticamente um atestado de inferioridade, do jeitinho brasileiro de "arrumar" as coisas de última hora, e nessa caso, a última hora é o fim do ensino médio. OK, se a educação estava em crise em algum momento, tudo bem colocar as cotas, mas nunca vi uma crise tão eterna...
    Refletir, me deprime.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você! Não se pode negar que o avanço e o reconhecimento das diferenças sociais é uma vitória da nova concepção de cidadania. Porém, há uma antinomia ou entropia de princípios. Eles vem confundindo o dinâmico com o estático. E acham que o fazer faz alguma coisa, mas a questão não é o fazer é o fazer direito, fazer concreto, não imaginado. E é isso quem vem acontecendo com essas "políticas assistenciais", elas são feitas com a esperança do amanhã, porém, o fato de mudar o hoje, não muda o amanhã. Apenas piora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan