Pular para o conteúdo principal

Enfim, 2013...


Boa noite!

Fico feliz de voltar a postar aqui após tanto tempo! (Mesmo que eu deixe claro que o blog não está inativo, a escassez de postagens novas não é bem...agradável)

Bem, 2013 está praticamente acabado e, desta vez, resolvi vir aqui para "fechar" o ano e não apenas fazendo os meus posts de "abertura de ciclo".
Aliás, "ciclo" não é a ideia que gosto de passar quando falo de passagens/viradas de anos, portanto não será a linha a ser seguida neste post, menos ainda por mim na vivência. Afinal, só parece, assim, ser reforçada a sensação de que todas as retrospectivas, desejos e votos feitos nos fins de anos, não levam a nada e, no fim, tudo é um ciclo, de fato, vicioso, nos quais os mesmos erros são cometidos. Vou além, não quero dizer que devemos nos livrar de nós mesmos quando passa um ano, claramente, não é algo possível ou mesmo interessante.

A ideia que trago aqui também é de retrospectiva, mas aquela que abre caminho para a renovação e excelência. 
Há algumas semanas, comentei com alguém, (ah sim, minhas retrospectivas começaram há um tempo) que havia chegado a conclusão de que era muito feliz mesmo com tantos enfrentamentos não agradáveis em diversos âmbitos da minha vida, mas, então, por quê? Sem receita, magia. 
Quando o que nos restam são memórias e sentimentos ligados a elas, nossa retrospectiva interna - que nos faz percebemos-nos felizes ou não - reflete-se na "Percepção". 
"Olhe como você não estava olhando antes, talvez você enxergue algo que sempre esteve lá!"

Por percepção diferenciada das situações, então, vi que o que fazia o balanço do ano ser positivo, não era a efetividade imediata dos fatos, mas definitivamente o que eu fiz por conta deles ou através de, afinal...”A essência de uma vida cheia de glórias é o equilíbrio”.
Então, o meu primeiro convite a todos que eventualmente venham a ler este post, é que junto com os brindes, presentes e sorrisos – devidamente festejados – venha uma profunda reflexão, não por nostalgia, tristeza ou autossabotagem e, sim, para que surja uma oportunidade efetiva de saber o que de melhor deve continuar e o que de ruim pode e, principalmente, o modo pelo qual deverá ser adequado.
Não se trata de resiliência pura e simples. A força de vontade, quando acreditamos, é a força propulsora de todo recomeço, da mesma maneira que a falta dela – com a desilusão em si – pode ser a chave para a persistência do conformismo.
Então, minha pergunta é: “Quem quero continuar sendo para me tornar aquele de quem preciso?”

Ótimas festas e reflexões!

Comentários

  1. Acho incrível a capacidade de ser feliz por um motivo simples ==>> Sem motivo algum!!! Ser feliz por apenas ser feliz, por acreditar no amanhã e por vivenciar o presente como se cada minuto fosse o último e cada momento como se fosse eterno! Viver a percepção e indagar sobre cada minuciosa coisa que existe no mundo é o que faz um senso crítico tão apurado, mas ao mesmo tempo leve, de fácil entendimento, porque é como se explicasse da forma como você entendeu algo que estava bem na nossa frente, mas não enxergamos pelos nossos próprios instintos de não observar os detalhes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Parabéns... Texto muito bom pra lembrar que sempre precisamos nos renovar e refletir sobre a nossa existência.
      Rebeca :)

      Excluir
  2. tava com saudades dos teus textos e, como sempre, adorei :D agora sua pergunta final vai ficar martelando na minha cabeça kkkkk

    saudades, sah! s2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan