Pular para o conteúdo principal

Sonhe um sonho possível

Sonhe um sonho possível, sonhe porque é possível.
Bom dia! Comecei a escrever com um belo pleonasmo porque sim, pois é, sonhar um sonho? E se sonha outra coisa?! Bem, não sei. Há 5 minutos, vi um pequeno vídeo de 1:17 de um canal do YT (O lugar, não, não é propaganda) mas foi ele que me fez relembrar de um pensamento da semana, que eu tive quando conversava com uma amiga, mas nem cheguei a de fato pronunciar.

Eu sou completamente apaixonada por palavras, quem me conhece sabe, mas eu não acho que esse pleonasmo tenha sido proposital apenas por uma questão de semântica ou linguística. Quero chegar ao seguinte: estamos usando a palavra sonho demais, estamos usando sim, bonito? também, mas estamos usando muito para desculpas. Tal qual: 'ahh e quando você fará essa viagem? mudará de vida? fará isso ou aquilo? e você responde 'ah nada, é apenas um sonho" E aí que volto ao vídeo...

Em um breve resumo, ele falava de uma das práticas desse "Lugar", portanto falava sobre "Precificar o sonho" E como uma viajada mental, eu tinha inicialmente entendido errado, entendido no sentido de "prece" (sei lá, pedido ao universo, ao que você acredita) e não de "preço" (como era mesmo, de pensar os preços dos seus sonhos). Não, calma, nada muito capitalista. Daí achei bastante interessante, porque a ideia sobre o 'precificar' batia muito com o meu pensamento não falado da semana, que era o quanto todo mundo acha lindo, vibra, expõe, fala, declama sobre o Sonho, sobre sonhar, ter direito a isso, ninguém rouba, sonha porque é de graça...mas ao mesmo tempo, a gente fala pouco sobre o realizar o o Sonho, como o sonho É - seja ele pequeno ou grande, isso não importa -, de fato, realizável. Ou pelo menos o quanto deveríamos agir para que ele fosse mesmo realizado, na perspectiva do tentar.

Ou seja, achei muito bom esse vídeozinho só por ter me lembrado, o quanto eu gosto, particularmente, da ideia da "meta, ou do plano", mais do que sair por ai bradejando que eu "tenho sonhos". Sim realmente é lindo porque é algo que não me roubam, mas naão é algo que me dão! É algo que eu tenho que lutar por, agir para. Não é uma questão de tornar objeto, objetificar no sentido de tornar tudo material, palpável, não, é, na verdade, tornar possível. O ponto é que me incomoda bastante o quanto nós pomos o sonho no patamar de inalcançável, quando na verdade, nosso esforço e dedicação deveriam ser direcionados ao autoconhecimento e plano para reconhecer o caminho pelo qual vamos chegar lá.  Ou seja se planeje e faça de acordo com suas possibilidades, habilidades e você verá que não é só possível, mas é capaz de viver aquele sonho. Que sonhos também podem e devem ser práticos, mas se não acha assim, mude o nome, mude pra planos, para metas..


Para terminar, tá bem longo, mas acho que encaixa bem aqui, há uns 7 anos, tava terminando o ensino médio, e sempre fui aluna boa, particularmente, então as pessoas esperam grandes coisas e grandes nomenclaturas para coisas simples que na verdade é o que importam muitas vezes. Daí um grande professor e amigo, perguntou qual eram os sonhos de todos e tal..e logo me perguntou, talvez esperando uma grande resposta.."Sabrina, Qual seu sonho?!" Empolgado e tal, murchou quando eu falei que era ter uma vida tranquila, estudar bastante, passar no curso médico que é o que eu desejo, ser uma boa médica, uma amiga boa, me casar e ser mãe e viajar muito porque seria incrível". E sim, eu notei que houve uma bela frustração, pareceu um sonho doméstico? Nem lembro se dei maiores explicações, mas o que eu quero dizer 7 anos depois é que eu estou construindo a cada dia esse sonho, logo estou vivendo e é muito mais interessante e incrível, porque é o que eu queria/quero e eu sou e estou tão inteiramente dentro dele que posso encontrar novos sonhos a qualquer momento, porque vivendo ele assim, eu sei que é possível e muito mais. 
É incrível se sentir infinito na sua própria realidade, porque não é apenas um sonho, uma meta, um plano, tenho tudo isso e vivo uma missão. 

P.S Espero que isso não tenha parecido aqueles vídeos que temos em enxurradas com carater puramente motivacional, caramba, se voce é um desses e acha isso, tá fazendo o que aqui? por favor, saia desse blog e vá viver, vá sonhar, vá fazer alguma coisa. Mas obrigada por ter lido e excelente semana ahaha! 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Creio que existem sonhos que infelizmente não condiz com a realidade do sonhador. Há situações no nosso cotidiano que nos fazem descrer na possibilidade de realização de um desejo imenso, nos fazem reprimi-lo e chama-lo de sonho.

    Algum tempo atrás decidi dizer que não tenho mais sonhos e as pessoas ficam horrorizadas todas as vezes por tais palavras. Acredito que quando falamos a palavra 'sonho', estamos cada vez mais diminuindo, no nosso psicológico, a possibilidade de realização deste. O termo 'meta' seria o mais propício, já que, quando o impõe, decidimos dar um passo e admitimos ser possível.

    ResponderExcluir
  3. Incrível como a simples mudança na denominação e o atentamento para o significado das palavras podem/têm o poder alterar nossa visão e, consequentemente, nossas atitudes!!!

    Lindo texto, Sabrina!

    ResponderExcluir
  4. Acho que sonhar é um dos maiores combustíveis para um ser humano. Mas como você disse, o sonho só é possível, se você luta por ele, novamente, como você disse, ele tem sido muitas vezes usado como desculpas, eu mesma já caí nesse erro, de achar que estava fazendo muito pelo que eu chamava de sonho e,de fato, não estava. Se o sonho for grande demais, você deve se fazer grande o suficiente para persegui-lo, se ele é algo que você realmente quer, não importa o quanto difícil e impossível ele pareça, você pode alcança-lo se você realmente sair da sua zona de conforto e lutar por aquilo. Tudo depende dos obstáculos que você coloca diante de si. Seja um sonho tranquilo, ou um sonho "ambicioso". É o seu sonho e que ninguém te julgue por ele,pois ele é apenas seu. Sonhar, no sentindo real de viver o sonho, significa que mesmo que ele não se realize exatamente como você queria, ter lutado por aquilo, no final, com certeza te fará feliz e você poderá dizer que o viveu tanto quanto foi possível e nunca desistiu.

    No mais, belo texto, Sabrina.
    Compartilho esse grande amor pelas palavras e já que estamos especialmente falando sobre esta, "sonho" é uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !
    Sabrina, você sempre me surpreende .
    Muito obrigada por compartilhar com todos nós, palavras tão belas e não apenas isso,mas uma experiência​ vivida...
    Lindo texto !
    Saudades 😶

    ResponderExcluir
  6. Sobre o último parágrafo, me lembrou uma frase de um dos meus autores preferidos:

    "Se não tivéssemos nomes impressionantes para as coisas, ninguém nos levaria a sério" (ROTHFUSS, Patrick)

    ResponderExcluir
  7. Haha, eu acho que o sonho que você vê pessoas falando por aí, são pessoas que confundem sonho com desejo, você sabe quando é sonho, quando várias metas, inclusive a própria vida da pessoa, é traçada em busca daquele objetivo/sonho, já esse sonho que as pessoas falam da boca pra fora, que não fazem desses sonhos seus objetos de vida, ex: a tenho o sonho de viajar, meu sonho é ter uma casa em tal canto...etc. São apenas meros desejos, de que se acontecer ao decorrer da vida, elas ficarão muito felizes, mas ai é que tá, se acontecer... se condições colaborarem para isso, o que diferencia de uma pessoa que tem verdadeiramente um sonho, onde ela faz de tudo para as condições que ela precisa acontecerem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan