Pular para o conteúdo principal

Escrita é Legado.

Escrever é resistir...

De tudo que herdei de minha família, só há algo que acredito ser necessário passar adiante.
E que é ensinado.
Educar.
Na importância dada à educação sempre residiu minha admiração aos meus antepassados.
De um modo ou de outro, ela sempre me guiou e deixou-me algo residual de esperança, ainda que por alguns momentos tudo parecesse tão difícil e perdido, ela sempre me lembrou de um horizonte maior à vista e não visto também.
Quando se vê de exemplo, cotidianamente, que da história de marcas agrestes de um terreno aparentemente infértil, poderiam brotar ramos e futuros frutos de uma educação cultivada, com luta e apreço, fica difícil não acreditar na vida.
Foi assim, neste referencial que cresci.
E a ele agradeço.
Mulheres fortes, professoras. Leitores de afinco. Grandes homens. A educação ensinada sob forma de gentileza. Foram muitos retratos, agora também muitas lembranças e mais ainda perspectivas: Um só legado.
E em muitos sóis de um sertão, hoje continuo com a certeza mais plena de todas.

Que educar é preciso;
Pois, ler abre caminhos,
Escrever cria resistências e
Conhecer? Ah, conhecer é uma procura infinda, em um mundo gigante só à espera de nós.

Então, vamos, neste intimismo social...

Com um pedido. Se eu pudesse fazer ao universo um pedido só hoje...seria que todas as pessoas pudessem ter a real oportunidade de aprender a ler e a escrever, para que a mínima parcela de independência - que uma vez adquirida não pode ser mais roubada, possa lhe ser garantida. Enfim, liberdade.

P.S.: Hoje, é o dia do escritor. E embora esteja sumida há meses daqui, não haveria melhor dia para estar aqui novamente. Há uma semana, em momentos de reconexão e celebração do meu legado vivo, resolvi escrever todas as proezas ditas pelo meu avô. Por que não? Nada mais terapêutico do que a sabedoria em uma história viva e contínua...e hoje, me veio a lembrança de que seria impossível falar sobre a escrita, sem falar sobre a educação, que em mim, constituiu mais que história: uma essência.

Este post não tem uma estrutura fixa, definida, é meio amorfo mesmo, mas é só para me lembrar de que aqui ainda irei voltar, por ora, os meus escritos estão voltados a um caderno na estante, depois aqui quem sabe, com paciência esperemos...
conforme diria meu velhinho: 

"Enquanto houver vida, haverá esperança"
e...

"Quem não tem paciência para plantar, não colhe".

Feliz dia 25, que possa ser um dia de todos.

Comentários

  1. Incrível!!!!!!!!!!!! Perfeito. Dos melhores textos que você já fez.

    ResponderExcluir
  2. Achei perfeito seu texto! Uma das melhores que possuímos contra toda a ignorância é a educação! Também sonho em ter mais pessoas que saibam ler e escrever e, mais do que isso, que consigam possuir a capacidade de interpretar as mazelas do mundo, ter empatia e respeito ao próximo e viver sem ódio, mas com paz no coração!

    ResponderExcluir
  3. Amei e todas as pessoas deveriam mesmo ter a semente da educação plantada em cada uma. Muito sensível. 💜

    ResponderExcluir
  4. Gente, que lindo �� poesia pura, sem dúvidas. Feliz dia do escritor ✨

    ResponderExcluir
  5. Me emociona esse tipo de relato e me faz tão bem lembrar a importância da educação e o quão ela é libertação.
    Obrigada por esse sobro de esperança. As vezes, no caos que está o mundo, a gente esquece que pessoas boas estão construindo um legado assim como esse da sua família.

    ResponderExcluir
  6. Que texto maravilhoso! Concordo plenamente com vocês, conhecimento é liberdade e mais do que nunca precisamos incentivar a educação. Enquanto houver uma pessoa disposta a ensinar, haverá um ponto de luz em meio a escuridão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

Da afinidade.

Por agora, apenas postarei um ou outro pensamento...não muito logo, não menos válido. Apenas pequenos escritos. Para continuar na temática do dia 20 de julho de 2015: Do encontro de afins, eis que surgem amizades e delas, uma única certeza, no entanto: para se postergar, é preciso ir além. Da afinidade, a relação surge, mas o sustentáculo? não este, pois ele vem do transpor, do ir além, do chegar até onde as afinidades não alcançam, onde só restam o gostar, o querer, puros e tão despretensiosos quanto à espontaneidade. Aquele(s) lugar(es), aquele(s) momento(s), aquela(s) pessoa(s) a partir dos quais, sem saber o porquê, na ausência de necessidades,  não precisamos mais buscar motivos para querer ficar, pois só parece fazer sentido um único desejo: permanecer. Fim.