Pular para o conteúdo principal

Contradições.

Boa tarde.

Eu não pretendia escrever absolutamente nada a respeito dos acontecimentos do Enem.

Entre fevereiro e março de 2011, eu escrevi dois post referentes a ele ["Prévia" e "changes"].
Quando fiz a prova, no último fim de semana, eu pensei: 'conseguiram melhorar a logística apressada de um sistema o qual deveria ser pensado e aplicado, pelo menos, a médio prazo'.
Na terça feira, começo a ler sobre vazamento de questões, enfim...as notícias veiculadas pela mídia. Realmente não gosto de escrever um breve comentário com um sentimento de 'eu avisei', embora ele seja quase inevitável, mas, acima de tudo, lamentável.
Ao ver o cartaz das horas na parede, vi o problema da informação sobre o tempo ser resolvido, o tempo de prova em si ainda é um agravante, mas pudera, com 180 questões e uma redação.
Problemas técnicos a parte, põe-se à prova agora o banco de dados, questões antes utilizadas serão postas em exames futuros? Depois falamos de credibilidade.

Agora o mais interessante da minha motivação para fazer algum comentário é a seguinte: hoje, em um jornal do meio dia, foram veiculadas duas notícias consecutivas. A primeira sobre o enem, a segunda sobre os problemas [tão recorrentes] da saúde. Um indivíduo com um alto cargo, provavelmente de uma secretária de saúde, disse: 'A saúde está melhorando progressivamente, não dá para negar'....
Então eu comentei com a minha mãe: "Engraçado, um precisa de uma aplicação bem pensada, para não brincar com o destino de milhões de estudantes e afim de alcançar definitivamente os objetivos finais, ou seja, era para ser progressivo sim, mas, não, é apressado. O outro, ao contrário, precisa de soluções a curto, médio e longo prazos, logo uma parte dele não é nada progressiva e paliativa, precisamos urgentemente de mudanças."

Quantas contradições em um país que deveria priorizar educação e saúde.

Comentários

  1. O Enem é assim, melhora um pouquinho mais não sai do canto. O mesmo vale para a saúde e educação aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. que comparação bem colocada!
    "Sad, but true"
    e a dúvida é: E agora? O que está por vir?

    ResponderExcluir
  3. O penultimo paragrafo sintetiza o que até Tiririca deveria saber --' mas o pior, na minha opinião, é a indiferença pública em relação a tudo isso... só quem comenta é quem tá com o seu na reta. E os que querem algo ficam só nisso mesmo, 'comentar a respeito'. Eu sei que quem é vestibulando nao tem tempo de ir pras ruuuas, pedir seus direeeitos e toda aquela manifestaçããão e blablabla, mas quem disse que só os vestibulandos sao afetados com isso? oÔ e as tem redes socias tambem podem ser um meio para manifestação - que custa menos tempo para nós vestibulandos... quem sabe assim, nao promovemos uma 'Primavera Educacional Brasileira'?

    ResponderExcluir
  4. É fato, os brasileiros acostumaram-se com ineficaz e mediocre! Incopetência também deveria ser motivo de queda de ministros! O ENEM é uma gargalhada bem grande do governo frente à educação.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável o ENEM e todas as suas repercussões. Especialmente depois de sair o resultado e de quanto ele prejudicou gente boa que tanto se dedicou durante esse e outros anos... Belo post, Sabrina. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan