Pular para o conteúdo principal

O maravilhoso mundo individual.

Boa noite!

Peço desculpas pela demora para postar novamente mesmo em período de ferias. Embora o objetivo do blog seja escrever sobre variados assuntos, de forma espontânea, nos últimos dias, nenhum assunto manifestou-se a ponto de eu escrever um texto. Aliás, o contrário,  muitos tipos de assunto vieram à minha cabeça o que provovocou um "desfoque" o qual só permitiu-me escrever frases soltas ou repassar outras que diziam exatamente o que pensei. Enfim...vamos ao que interessa.

Hoje, finalmente, apareceu algo motivador para escrever um post. Juntei uma coisa a outra e lembrei de que no começo do ano, em uma conversa informal com amigos, saiu um comentário: 'Sabrina, você vive em um mundo maravilhoso, parece que tá numa redoma, não tem contato com isso, aquilo, com esse ou aquele tipo de cultura". Tudo não passava de brincadeiras descontraídas, uma conversa, encontro de gostos diferentes, muitos dos quais as pessoas desfrutavam com objetivos distintos (por gostar de fato, por brincadeira...). No caso, viver em um mundo maravilhoso não significava ficar em algo tão diferente, psicodélico ou ser Alice (no país das maravilhas), era apenas viver em mundo particular, onde não tinha contato com modismos, vídeos, programas enfim, coisas do tipo, que a maioria das pessoas vê, muitos criticam, outros "tiram onda", alguns gostam mesmo. O mais interessante, porém, nunca foi estar impossibilitada de ver os "grandes mecanismos de cultura de massa" em ação, até porque deve ser quase impossível, e, sim, mesmo com todo o acesso possível, escolher (de uma maneira, por vezes, "inconsciente") não se importar, não dar prosseguimento, simplesmente por não ser do meu interesse no momento, por ter vídeos, músicas, textos e programas dos quais gostam muito mais.

Por que toda essa conversa afinal?! Porque muitos comentários que eu escuto, por ai, me cheiram a puro pseudointelectualismo.

Quanto já se falou em stress informacional? quantas séries, programas, sobre quantos assuntos pode-se falar? Se nós podemos fazer tantas "coisas" ao mesmo tempo, porque não se pode ter vários tipos de programas de TV, tantas  besteiras no ar, ao mesmo tempo de tantas outras coisas consideradas cultas? Nossos gostos, os programas de tv, nossos comentários e nossas ações são reflexos não apenas da nossa personalidade, mas do nosso caráter.
O que eu estou realmente dizendo é que nos é permitido escolher entre muitas alternativas culturais. Tais escolhas são feitas individualmente (influenciadas ou não) a depender do momento, seja de um momento pessoal ou por um grande modismo. Apesar de tudo, o que se continua a ser observado é uma grande importância coletiva atribuida ao gosto alheio e  se esse gosto representa uma manifestação do pontencial intelectual.
Se um vídeo de um tipo popular de artista ou um programa específico de tv aberta (que não é exclusivo de uma emissora) podem determinal totalmente o perfil de uma pessoa e dizer que ela é de baixo nível cultural, que representa a mediocridade da população brasileira (conforme muitas pessoas dizem em redes sociais), o que o narcisismo mascarado, o falso moralismo, as tiradas acadêmicas, os comentários superficiais  sobre cultura de massa, para causar repulsa, revolta e uma "notoriedade", então, nos mostram? Um dos estereotipos mais fáceis de encontrar hoje: o pseudointelectual (ou segundo um querido professor: intelectualóide).

O fato é que você pode se divertir de maneiras diversas, e só para variar ver um vídeo mais "fraquinho de intelecto", ir ao cinema sem fazer do programa de FDS uma grande crítica cinematográfica, pode ler um livro apenas por distração e ainda se dá ao luxo de não fazer nada, porque ninguém aguenta 24h de realidade, e quem é realmente inteligente deveria conhecer uma das mais belas lições ensinadas: humildade.

Ah, o maravilhoso mundo individual: ninguém precisa mostrar-se antenado, culto, interessante ou inteligente atacando 100% das vezes o gosto e as escolhas de outras pessoas, menos ainda subjulgando toda a população ao traçar um perfil coletivo determinado pelos programa.
Então, quem realmente está preocupado com o intelectual coletivo, deveria começar sem ataques, por só estar aumentando a ignorância, deveria realmente olhar pra si, porque sempre vai haver um outro direcionamento, muito mais proativo: escolher outra alternativa.

P.S: É, porque realmente espanta-me tantos comentários sobre esse ou tal programa, se você não gosta de um vídeo de fulano de tal, de música, você só precisa mudar de canal, trocar a música, ou fechar os olhos e imaginar um mundo maravilhoso. Porque de resto...tudo é uma perda de tempo e nós não temos tempo a perder.

Comentários

  1. sah, tu disse tudo, tem nem o que acrescentar!
    AMEI!!!!!!!!!!!!!!
    e pra quem estava parada, você voltou com tudo!

    ResponderExcluir
  2. é tão irritante conviver com o pseudointelectualismo, é bom fazer algo fútil de vez em quando, e acho que sim, vc tem o direito de criticar algo que não gosta, mas não de desrespeitar quem gosta.

    ResponderExcluir
  3. Nossa,muito booom o texto Brinoca! Fiquei com vontade de imprimir e colar no mural da minha faculdade kkkkkkk
    Concordo totalmente!Esse assunto ainda vai dá pano pra manga,o mundo é tão pequeno para os tantos os donos da vdd,e detentores da ''cultura''.

    ResponderExcluir
  4. Com a falta de cultura, e a liberdade subjetiva que ela pressupõe, a sociedade, por mais ideal que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação, desde que seja original, é uma dádiva para as futuras gerações. Parabéns, Sabrina!!

    ResponderExcluir
  5. Super me identifiquei com a parte que falas sobre não ter nenhum motivador para escrever, mesmo sendo férias. E concordo plenamente com suas colocações sobre pseudointelectualismo, "porque ninguém aguenta 24h de realidade". Sou desse tipo que lê um livro qualquer e não me incomodo em estar sempre fazendo críticas sobre isso, isso ou aquilo. Gosto de assistir e não pensar em nada, ler e não pensar em nada... Enfim, gostei muito do seu texto. Identifiquei-me bastante. Parabéns, Sáh!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente desculpa por não comentar antes! a gente conversa tanto sobre esses temas que eu me esqueço de comentar aqui :S
    Quanto ao tema, não poderia me identificar mais. Odeio esse tipo de rotulação: se você é inteligente, tem que gostar disso e daquilo, caso contrario não passa de um alienado pela mídia.
    Desculpa, mas se pra parecer mais intelectual ou culta eu precisar criticar cegamente os gostos alheios, prefiro continuar como estou mesmo.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Sabrininha minha querida, me desculpe pela demora, é que meu tempo tá tão resumido à seriados, filmes, que só leio legendas ultimamente! Hehe'
    Bom, vamos proceder... O texto tá muito bom, as ideias estão bem objetivas, focando em uma só vertente: IDIOSSINCRASIA!
    Cada um tem sua ideologia, não é mesmo? Porém, tem daqueles que querem mostrar que seu conteúdo é mais interessante. Daí, os conflitos de ideologia. Enquanto que, não pensa que da mesma forma que você tem um gosto singular pelas coisas, acontece com os outros.
    Eu sou suspeito à falar nisso, pois acho mesmo que há pessoas que não tem gosto pelas coisas, pois são influenciadas pela cultura de um modo cego, e pronto. Não tem um bom senso, necessário. E acho que ofusca uma possível auto suficiência. Enfim, é um raciocínio que pode não encaixar no texto, dependendo da maneira que veem, mas no meu ponto de vista, provoca 'guerra de ideologias' ! rs Melhor parar por aqui, acho que deu pra expressar o necessário! BEIJOCAS :D

    PS:AMEI ESSE TRECHO ''viver em um mundo maravilhoso não significava ficar em algo tão diferente, psicodélico ou ser Alice (no país das maravilhas), era apenas viver em mundo particular''

    ResponderExcluir
  8. Estava navegando pela internet em busca de blogs interessantes para ler e acabei me deparando com seu, Sabrina. Parabéns pela forma como vc escreve. Achei interessante vc escrever um texto que ressalta a ideia de que "gosto não se discute". É de deixar qualquer um maravilhado, ver que na grande rede mundial de computadores a gente pode encontrar pessoas dispostas a escrever sobre os mais diversos assuntos e com extrema habilidade com as palavras. Mas, uma coisa eu não poderia deixar de ressaltar sobre o que vc escreveu nesse seu texto. Não concordo quando vc generaliza cultura, a ponto de denominá-la como sendo tudo aquilo que cai no gosto das pessoas. Não é preciso um olhar intelectual, "pseudointelectual" ou "intelectualóide" para distinguir o que é e o que não cultura, basta não assimilar tudo aquilo que é imposto pelos veículos de comunicação como sendo “o melhor”. Denominar cultura não é algo que depende apenas de meros "achismos" e da mera "questão de gosto", e sim de um conhecimento que, apesar de modesto, é bastante técnico. Desculpa se eu fui chato ao escrever meu comentário, mas é preciso que você entenda isso. Não mude seus gostos. Continue vivendo a vida que vc sempre viveu! E, acima de tudo, continue sendo vc mesma. Continue postando mais textos em seu blog, pois eu continuarei tecendo os meus comentários sobre tudo aquilo que vc escrever! Gostei muito do seu jeito de escrever! Ass: Jean Carlos!

    ResponderExcluir
  9. Respondendo ao comentário!

    Jean Carlos, primeiramente, obrigada pela visita!
    Em segundo lugar, só gostaria de esclarecer que, na verdade, concordo com você, aliás, seu comentário não foi contrário a minha opinião, só realçou a mesma. Não generalizo cultura, ou melhor, nem defini especificamente cultura e as variações...apenas citei o que chamam de cultura de massa e falei sobre as pessoas acharem certos programas culturais e outros não! Ou seja, de fato, é como você disse "denominar cultura não é uma questão de achismos.
    Meu post de qualquer forma não foi para definir ou não cultura, isso levaria alguns outros posts!!
    O fato é que para "não assimilar tudo aquilo que é imposto pelos veiculos de comunicação.." é exatamente o que eu falei ser uma OUTRA ALTERNATIVA!
    A propósito observe que, no começo do post, eu pus a palavra cultura sublinhada exatamente por esta razão, não vim defini-la, nem também generalizei, mas tive que usar essa palavra, até porque, até hoje, as minhas conclusões sobre o que é ou não cultura ainda estão se formando :)

    Espero que minha posição tenha ficado mais clara!
    Mais uma vez, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Sim, quando digo, que minhas conclusões estão se formando, não discordo que seja algo técnico, apenas, mesmo que seja algo puramente técnico, não quer dizer que eu não precise pensar a respeito para conhecer melhor não é?!

    Sabrina

    ResponderExcluir
  11. Concordo com Lila, disse tudo :) Bjo, Sabrina ;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan