Pular para o conteúdo principal

Medicina - Parte I.

Bom diia! ! !

Desta vez eu poderia me poupar de maiores explicações do porquê de ter levado tanto tempo para postar, a parte das desculpas e das razões responsáveis por ocupar meu tempo serão esclarecidas ao longo do post mesmo. :)
Bem, esta, provavelmente, será a postagem mais "pessoal" feita aqui no blog. Apesar de qualquer um poder lê-la (inclusive, fiquem à vontade!), ela será mais voltada aos meus amigos, conhecidos, à todas as pessoas que, de algum modo, estiveram envolvidas nos meus últimos anos e no alcance de um primeiro objetivo tão especial e, em especial, ao meu Grandioso Deus que me guiou, iluminou, acompanhou.

Conforme a maioria sabe, nos últimos três anos especificamente tentei vestibular para medicina. Três anos incríveis para se dizer o mínimo!
Apesar de incrível ser uma boa palavra, com certeza outra que marcou esses anos foi intensidade. Nunca estive tão flexível às mudanças e elas nunca foram tão bem vindas no final das contas. Em três anos, minha vida mudou de uma maneira pela qual eu jamais achei que ia deixar que ela mudasse e, então, percebi a nada sutil diferença entre os planos (as projeções que te dão ideias do que fará a seguir) e da real prática. Nesses anos, para ser mais exata, há poucos meses, eu cheguei a falar para uma amiga: "É impressionante, fazemos as projeções e, no decorrer delas, acontecem mudanças que nos fazem achar que estamos no caminho errado, quando alcançamos, vemos que era o caminho certo e mesmo que diferente era muito melhor do que o planejado anteriormente só por ser mais fácil".

Durante o caminho mais diferente:
- Conheci pessoas maravilhosas, algumas não estudam mais comigo, mas provaram que tudo isso foi além da sala do cursinho! Algumas me fazem ter uma tarde incrível mesmo sendo só para apreciar a arquitetura de uma certa faculdade e ouvir algumas histórias :)! Outras me fazem rir mesmo, porque não sou mais "Sabrina"...é a "Sabrina de medicina", porque não nomeamos mais professores, chamamos de "linkages" quando mesmo a matéria aparentemente mais chata nos trazia lindas recordações! Ou seja, muitos dizem ser impossível (é uma palavra forte) encontrar grandes amigos em um lugar tão repleto de tensão, stress, competição. Ser improvável, no entanto, não é ser impossível e acreditem ou não, hoje, é estranho pensar nos anos em que tais pessoas não estavam presentes.

- Esforço, disciplina e coragem passaram a ser rotineiramente necessários. A velha história, superar as expectativas dos outros é uma coisa, superar a si é outra e embora seja clichê, são coisas bem diferentes. Acordar todos os dias cedo, ou ir sempre ao mesmo lugar, ver as mesmas pessoas e estudar os mesmos assuntos pode parecer dificil, mas difícil, de verdade, é tentar fazer com essa disciplina e coragem e se esforçar para ter a empolgação de como se fosse o primeiro dia! Coragem é ter que olhar no espelho depois de um resultado negativo e pensar: o que eu fiz de errado? não me esforcei o suficiente? por que não eu? e, mesmo assim, recomeçar, e fazer tendo em mente: o passado não se joga fora, tudo é uma construção e o conhecimento simplesmente não se extingue de um ano para outro. [Não é a toa que passamos tanto tempo na escola e nunca paramos, ao menos, não deveriamos].

- Estabelecer metas e focar nos objetivos pode ser divertido e te ensina muito mais do que você pretendia aprender! Ao sair do colegial, nossos planos são os mais imediatistas possíveis, o que não é necessariamente ruim, mas quando eles não ocorrem exatamente conforme o planejado, as frustrações chegam. Durante os três anos, eu adquiri uma certa certeza muito maior sobre querer aquilo pelo qual eu lutava por conta da luta em si do que pelos planos do ensino médio. Agora, lembro de quando na epoca da escola alguém disse para uma outra pessoa: "Ah, aqui só você mesmo, tem coragem de tentar medicina"...e três anos depois eu respondo: o dificil não é tentar ou não, preencher um formulário de inscrição todos podem fazer, a questão é: faz sentido tentar NOVAMENTE por aquilo que não é seu verdadeiro objetivo? ou ainda...como saber se é mesmo?! A prática exige foco, a vitória também...conforme alguém escreveu no meu caderno: "A essência de uma vida cheia de glórias é o equilíbrio".

- Mudar de direcionamento não é vergonhoso, mas pegar atalhos inúteis sim. Não foi fácil decidir o que fazer, mais dificil ainda foi permanecer tanto tempo e pensar: será que é isso mesmo que eu quero? Largar duas aprovações em federais, uma delas em outro curso no qual eu poderia me sair muito bem, para mim, foi muito fácil, mas muitos outros acharam estranho e por vezes sim pareceu para eles esforço inutill da minha parte.  Durante esses anos, descobri que às vezes é necessária maior coragem para desistir do que para seguir em frente, mas também, só faz sentido seguir em frente se algo interno te der uma certeza que os outros jamais entenderão.

- Por último...quase! Aprendi com um grande professor, que você não pode controlar o que os outros falam, mas pode filtrar o que voce ouve! Equilibrar pode não ser fácil, mas é uma ótima alternativa para se sentir são e focado.

E é por isso, por ter amadurecido minha compreensão de paciência, respeito, coragem, suporte, amor (amizade), que eu digo: "Se 2009 voltasse, eu não pegaria atalhos, eu faria tudo de novo, por que hoje eu sei o quanto foi bom, e só tenho a agradecer."

Eu planejei um post falando sobre as tentativas, falhas, e por fim uma aprovação por muito tempo. O que eu não imaginei, no entanto, é que não seria apenas uma aprovação. Foram anos de consolidação do meu ser, de aprimoramento do que eu ja sabia, de chegar a pontos que eu não imaginei, de um reconhecimento que chegava todos os dias, foi quando eu percebi que alegrias em doses "homeopáticas" também pode ser boas, ao menos, me deixou feliz todos os dias, me deixou com uma grata expectativa de que eu poderia ser feliz no outro dia também!  Obrigada a todos que estiveram ao meu lado, obrigada aos que me disseram bom dia na porta do cursinho, dos que perguntavam como eu estava quando parecia só cansada. Obrigada obviamente aos meus queridos pais por terem me deixado tomar as minhas decisões.

E agora...como esse post está enorme! Esta se tornou a parte I do que eu demorei, mas precisei falar!

Continua!

Comentários

  1. Mt bom Sah! Feliz por você. BEIJOS, caio.

    ResponderExcluir
  2. Sá! não canso de ficar feliz por você, e me orgulhar, não apenas pela sua grande vitória, mas por tudo que você construiu até aqui! fico incrivelmente feliz por ter acompanhado esses momentos e ter aprendido muito com você esse tempo todo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Lindaaaaaaaa, q texto fofo! Foi ótimo conviver com você por um pedacinho dessa "luta", que felizmente, você também tornou mais suave e mais divertida para mim :) às vezes parece tentador mesmo pegar o caminho mais fácil, mas no fim das contas a gente se orgulha de ter persistido :)

    E que venham novas histórias e novos desafios!

    ResponderExcluir
  4. Nem preciso falar que chorei lendo isso, não é?! Que uma força que andava me faltando reapareceu... Tudo foi válido porque, como você mesma expressou, algo interno lhe dizia que aquilo era o certo, mesmo que ao redor o mais fácil parecesse também o mais lógico. Te desejo toda felicidade e que, se possível, eu possa compartilhá-la contigo, como até agora!

    ResponderExcluir
  5. Sabrina, você falou muito, se não tudo, e em detalhes, o que a gnt que passou anos e anos nessa vida de cursinho sente!! A parte da 'alegria em doses homeopáticas' me fez soltar um sorriso, um tanto quanto nervoso, de tão verdadeira que é! hehehhehe Parabéns pela sensibilidade, lindo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de sobra

 O que é tempo sobressalente quando, na verdade, nosso tempo é gasto no viver? Sempre me deparei, pessoalmente, com esta pergunta. Digo gasto, porque, em campo terreno, há uma quota limitada para cada um de nós. A propósito, inexorável.  Hoje, mais uma vez, continuei um dos títulos não-ficcionais que gosto de manter na cabeceira de leitura, para afiar as reflexões. O escolhido, ontem, foi "Sem tempo a perder", uma coletânea de textos da Úrsula Le Guin, dama da ficção científica, co-incidentemente com excertos tirados de quando ela também resolveu escrever em um blog.  Primeiramente, poucas pessoas estariam tão bem qualificadas para falar sobre "tempo", embora aqui nos caiba mais o aspecto filosófico do que científico a respeito dele, mas, talvez, ambos sejam indissociáveis. Em segundo momento, fico feliz de ter as mesmas elucubrações de grande nome da literatura, mas também devo dizer, ficaria ainda mais, caso tais conjecturas fossem mais comuns, entre nós, no nosso

Passagem

  Escrita Quando pensamos em escrever ou em escritores, já pensamos em "passadores de mensagens". Parece vir à mente a inerência de que ela é feita para o outro...mas se a escrita for uma passagem? Não seria ela feita de descobertas? Afinal, quando escrevemos (isso, me incluo, o eu no nós)...quando escrevemos sempre deixamos algo de nós a existir no mundo. E só de passagem nos damos ao outro. Quando somos lidos, somos vistos por outros olhos e em outro mundo. Sim, nossas descobertas são, de passagem, leitura de outro. 25 de julho, dia do escritor. P.S.: (para não perder o costume) nada mais justo um rascunho postado sobre escrita, quando o último escrito por aqui, há 2 anos quase, foi meu legado. Quem sabe...à espera de uma volta?

1941.

 Há muito, tive vontade de retornar a escrever, hoje o faço, não sei por quanto ou até quando, só que todos - que importam - sabem como funciona este blog, vai, volta, nunca acaba (ainda bem). Um dos motivos pelos quais não retornei a escrita tão cedo é o mesmo motivo que a tornaria tão possível: ainda que este ano (2020) seja um grande fomento para tal, pois tragédias historicamente são terrenos férteis para as letras, não me trouxe vontade de tornar este lugar mais um meio gratuito de veicular nada particular ou socialmente sombrio... Até que hoje, pela madrugada, eu tive um sonho (de fato) que até achei interessante e relacionei de imediato a um trecho do livro "Os meninos que enganavam nazistas" que algumas horas depois li. E dizia:  "É bom ficar sempre com um pé atrás: o momento em que acreditamos ter vencido é sempre o mais perigoso". Antes disso, um sonho: Eu retornava do trabalho, na minha cidade pequena relativamente mais segura do que a maioria, a pé, quan